A Preservação da Serra Negra dos Caetanos é um objetivo do Instituto Mata Atlântica Brasil através da Reserva Particular de 800 alqueires do bioma Mata Atlântica, localizados entre os municípios de Juquiá e Tapiraí, no Estado de São Paulo.
A biodiversidade da Fazenda Serra Negra dos Caetanos é considerada das mais ricas do mundo, tanto na fauna como na flora, entre a Serra da Balança e o Vale do Ribeira.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no Brasil é um dos tipos de unidades de conservação previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
No artigo 21 da Lei nº. 9.985, de 18 de julho de 2000, que criou o SNUC, consta que "A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica".
A Reserva Particular do Patrimônio Natural, também conhecida como RPPN, é uma de conservação da natureza em propriedades privadas. O objetivo da RPPN é a proteção dos recursos ambientais representativos da região, em áreas particulares, onde só são admitidas atividades de cunho científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. Admitem-se também atividades econômicas, tais como apicultura, a venda de produtos artesanais e o ecoturismo, desde que desenvolvido dentro de parâmetros necessários à preservação, visando sempre a sustentabilidade. Tais atividades não devem comprometer a integridade dos recursos naturais ali protegidos. Proibi-se qualquer tipo de extrativismo, caça, pesca, captura de animais, retirada de plantas, desmatamentos, queimadas e outros atos lesivos ao meio ambiente. São unidades de conservação de caráter permanente, o que faz com que, mesmo que tais terras sejam vendidas ou herdadas no futuro, o novo proprietário não pode alterar o ambiente, pois o título de reconhecimento de reserva é irrevogável.
|
Flor do Pau-Brasil
Pau-Brasil - Em Extinção
Jaguatirica - Em Extinção
|