O que são?
Corredores ecológicos são grandes extensões de terras que contêm ecossistemas florestais considerados prioritários para a conservação da biodiversidade. Sua função é prevenir ou reduzir a fragmentação das florestas existentes, por meio de uma rede composta por diferentes modalidades de áreas protegidas.
Sintonizados na visão da eco-economia projetos são monitorados pela ONU ao redor do mundo.
Os novos fundamentos eco-econômicos mudam os lugares onde a riqueza é criada afetando formas de trabalho e investimentos. Pagar para preservar é uma nova tendência que influencia empresas e governos. A visão de Corredores Ecológicos, assim batizados pela noção ultrapassada da possibilidade da preservação pela intocabilidade, migra para o paradigma de “Corredores Eco-Econômicos”, reinterpretada pelo principio integrador do preservador-pagador, gerador riquezas, onde a preservação é entendida também como lastro para os econegócios. Quanto pode valer, por exemplo, os princípios ativos da Mata Atlântica num mundo onde o mercado de plantas medicinais movimenta uma economia de 45 bilhões de dólares (igual ao PIB da Bahia) e cresce 20% ao ano?
A Reserva Particular Serra Negra dos Caetanos, integra o principal Corredor Ecológico da Mata Atlântica Brasileira, com grau máximo de preservação.
O compromisso do Instituto Mata Atlântica Brasil é de, preservando grandes áreas de Mata Atlântica, contribuir não só com a sua manutenção, mas a expansão de áreas desse Bioma tão importante para as nossas vidas.
|
Corredor Ecológico Original
Corredor Ecológico Modificado |